assistenciaSocial

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – MODALIDADE I E II

O projeto Viva Vida é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Provopar-Ld, para atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com idade entre 06 e 12 anos. O projeto tem como foco a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Nas unidades de Viva Vida são atendidas 1080 crianças em 10 unidades descentralizadas em regiões vulneráveis do município, tanto zona urbana quanto rural. As atividades são conduzidas por educadores que desenvolvem diversas linguagens, como artes, dança, artesanato, capoeira, artes cênicas, recreação, meio ambiente, judô, circo, entre  outras.

Já nos Centros de Formação Cidadã (CFC), além da convivência social e a formação para a participação e cidadania, também são feitas reflexões sobre a introdução ao mundo do trabalho.  Trata-se de um espaço de referência formativa e de convívio afetivo, lúdico e solidário gerando oportunidades para desenvolvimento de criatividade e novos interesses, levando os jovens a desenvolverem projetos de vida pessoais e coletivos, transformadores e comprometidos com o bem comum no exercício da cidadania.

São atendidos 480 adolescentes entre 13 e 17 anos em 07 unidades descentralizadas, conforme descrito abaixo:

Viva Vida Centro B

Distrito de Paiquerê

E-mail: cfc.paiquere@londrina.pr.gov.br

PROJOVEM ADOLESCENTE

O ProJovem Adolescente faz parte de um Programa Federal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. É um Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos que integra a Política Nacional de Assistência Social sendo executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o PROVOPAR-LD.

O programa oferece um espaço de convivência social para o desenvolvimento integral de jovens de 15 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social da Proteção Social Básica, podendo até um terço dos adolescentes serem da Proteção Social Especial.

O programa abrange as diversas dimensões da vida do jovem como indivíduo, como futuro profissional e como cidadão. Além disso, promove a vivência de práticas socioeducativas que proporcionam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para que os jovens empreendam projetos de vida pessoais e coletivos, transformadores e comprometidos com o bem comum.

As atividades no ProJovem Adolescente são desenvolvidas por Orientadores Sociais e Educadores, de forma lúdica e estruturadas em duas modalidades: Encontros e Oficinas, onde são possibilitados espaços para pesquisas, reflexões, debates, visitações, vivências culturais, desenvolvimento de projetos junto a comunidade, práticas esportivas e de lazer, entre outros. O programa tem duração de 01 ano e as atividades são realizadas em quatro dias da semana. A final do ano os adolescentes recebem certificados.

No ano de 2013 serão desenvolvidos 08 coletivos nas seguintes regiões:

Coletivo Sul

Rua: Lírio dos Vales, 59 - Pq. das Indústrias