EJA / PROJOVEM

Fone (43) 3375-0215

edueja@londrina.pr.gov.br

SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Nossa meta:  Diminuir o alto índice de analfabetismo em Londrina, oferecendo um ensino de qualidade, que propicie maiores condições de mudança da realidade social.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), está oferecendo às pessoas acima de 15 anos a oportunidade de aprender a ler, escrever e concluir o ensino fundamental I ) 1º ao 5º ano).  Os interessados devem se dirigir à escola municipal mais próxima e apresentar o RG e um comprovante de residência. Após a matrícula, é feita uma avaliação diagnóstica para  que o aluno seja colocado na turma mais adequada a seu nível de conhecimento. A SME também oferece a Educação de Jovens e Adultos - Fase II (6º ao 9º ano), é ofertada apenas na Escola Municipal Nara Manella, no Conjunto Semiramis Braga.

A Educação de Jovens e Adultos oportuniza a valorização do conhecimento e das experiências trazidas pelos alunos, avançando para a apropriação do conhecimento científico. Este processo, visa à consolidação de atitudes e valores, voltados à formação de cidadãos críticos, sujeitos de sua história.
A Secretaria também oportuniza o Exame de Equivalência, às pessoas maiores de quinze anos, que não têm documentação comprobatória da terminalidade dos anos iniciais. Para realizá-la, basta agendar um horário, pelo telefone: 3375 0216.

- CLIQUE AQUI E VEJA A RELACÃO DAS ESCOLAS QUE OFERTAM EJA EM LONDRINA

APRENDER NÃO TEM IDADE...

MAPEAMENTO DO ANALFABETISMO EM LONDRINA

De acordo com o último censo, no munícipio de Londrina há aproximadamente 21.000 pessoas analfabetas ou que não concluiram os anos iniciais do Ensino Fundamental. Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza diversas ações como Chamada Pública (que são mobilizações aos arredores das escolas municipais para divulgar a oferta, realizadas pelos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA), Busca Ativa de educandos desistentes, além de divulgação na mídia e nas redes sociais, no intuito de reduzir esse número.
Este ano, a SME realizará uma grande ação envolvendo toda a comunidade Londrinense. Por meio de um formulário aplicado a familiares de todos os alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs e Centro de Educação Infantil- CEIs, pretende-se localizar grande número de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade considerada adequada ou que não concluíram os anos iniciais do ensino fundamental e, com isso, mapear o analfabetismo em Londrina.
O levantamento será iniciado a partir do dia 11 de junho de 2019, com a distribuição dos formulários aos alunos que, após preenchido, deverão ser devolvidos às escolas, até o dia 9 de junho, para que os dados sejam tabulados.
É importante que cada família responda o formulário com muita atenção, seriedade e responsabilidade, pois estará contribuindo diretamente para a identificação do público da EJA. Essa ação possibilitará a abertura de novas turmas e ampliação do atendimento ao público, assegurando o direito à escolarização a todos os jovens, adultos e idosos que não o tiveram anteriormente.
Atualmente, a EJA do município de Londrina atende cerca de 900 educandos em 42 unidades escolares municipais, com 60 professores capacitados, realizando diferentes atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno. Desta forma, a participação de todos neste mapeamento é muito importante.
Contamos com a sua colaboração e agradecemos o empenho de todos!
Para maiores informações contato: (43) 3375 0216 (43) 9 9611 4453

SOBRE O PROJOVEM URBANO

O PROJOVEM URBANO continua ofertando matrículas aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

Além da escolaridade, o Programa ainda oferta concomitante uma capacitação profissional inicial na área da Administração, material didático gratuito e merenda escolar.

Garantir a elevação da escolaridade, ofertar qualificação profissional e a reinserção no mercado de trabalho, reduzir situações de risco, desigualdade, discriminação e outras vulnerabilidades sociais, fomentar a participação social e cidadã, promover ações efetivas voltadas à inclusão social e tecnológica, são nossos objetivos principais.