Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda

A Unidade de Conservação  Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda foi criada em novembro de 1999 e inaugurada em setembro de 2000. O nome do Parque da Usina Três Bocas homenageia Dr. Daisaku Ikeda, líder budista, filósofo, poeta e educador, presidente da ONG Soka Gakkai Internacional, filiada à ONU.

O Parque está localizado à aproximadamente 12 Km do centro de Londrina, na Rodovia João Alves da Rocha, estrada para o distrito de Maravilha, às margens do Ribeirão Três Bocas. Sua área total abrange 51, 28 alqueires e preserva como ponto turístico a antiga Usina Três Bocas, segunda usina hidrelétrica do município de Londrina, implantada em 1943 pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica e desativada em 1983. O parque conta ainda com quiosque, parque infantil e um mirante. A SEMA é responsável pelo projeto de revitalização da área, pelo monitoramento da fauna e flora local, além do desenvolvimento de programas de Educação Ambiental.

A cobertura vegetal é composta principalmente por matas nativas. Quanto à fauna, foram identificadas 96 espécies de aves na área do parque, dentre elas socós, garças, patos, galinhas d'água, maçaricos, martins-pescador, bem-te-vis, sabiás, papagaios, pica-paus, entre outras. Entre os mamíferos, 12 espécies foram encontradas, sendo os principais representantes as capivaras, cutias, ratos-do-mato, gambás-de-orelha-branca, tatus-galinha, cachorros-do-mato. Estima-se ainda que ocorra no local 32 espécies de répteis, sendo 3 espécies de cágados, 23 de serpentes, 5 de lagartos e uma anfisbena. Para peixes e anfíbios são necessários mais estudos, mas pela proximidade dos locais, pode-se afirmar que há similaridade entre as espécies encontradas no Rio Tibagi e parque Estadual Mata dos Godoy e as encontradas no Parque Dr. Daisaku Ikeda.

barragem_tresbocas_1943

Nome da Unidade de Conservação     Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda
Unidade gestora responsável     Secretaria Municipal do Ambiente - SEMA
Endereço da Sede (SEMA)     Rua da Natureza, 155 - Jd. Piza - Londrina - PR.
Telefone  (43) 3372-4750
Telefone do parque: (43) 3341-6543
Superfície 120,96 ha
Perímetro 13.802,22 m
Superfície da ZA 1.116,52 ha
Perímetro da ZA 14.060,57 m
Município (s) abrangido     Totalmente inserido no município de Londrina.
Estado (s) que abrange     Paraná.
Coordenadas geográficas     23º22'57''S     51º04'42''W
Data da criação e nº do decreto     24/11/99 , Decreto Municipal nº 581.
Marcos geográficos referenciais dos limites     Não existentes.
Biomas e ecossistemas     Floresta Atlântica.

Atividades ocorrentes:
1. Pesquisa