Com a utilização do SEI será possível a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Proporciona a virtualização de processos e documentos, permitindo a atuação simultânea de várias unidades, ainda que distantes fisicamente, em um mesmo processo, reduzindo o tempo de realização das atividades.
A abertura e tramitação do processos administrativos no SEI, ocorrerá de maneira gradual na Prefeitura, de acordo com portarias da Secretaria Municipal de Gestão Pública, depois de ouvidos os órgãos e entidades envolvidos nos procedimentos e processos.
Em fevereiro de 2015 foi instituído um Grupo de Trabalho para implementação do SEI, com o objetivo de implantar o Sistema Eletrônico de Informações, inicialmente, com cinco tipos de processos de maior abrangência, ou seja, atinja o maior número de órgãos e entidades da Administração Municipal, até março de 2016. Os primeiros tipos de processos definidos pelo grupo são:
- Assinatura e publicação de Atos
- Solicitação de Contratação de Serviços
- Contratação de servidores
- Alteração Orçamentária
- Emissão de Pareceres da PGM.