E. M. Miguel Bespalhok - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A escola Municipal “Miguel Bespalhok” foi construída em 1986, com recursos da Fundepar.

Está localizada no conjunto residencial Antares, zona leste do município de Londrina, no terreno frente à rua Bartira, com área total de 4 654.24 m². A área construída corresponde a 1 274.22 m².

Em 02 de fevereiro de 1987 foram iniciadas as atividades, com o nome de Escola Municipal do Conjunto Antares, atendendo neste primeiro ano, apenas 69 alunos.

Teve seu ato de criação com o decreto n.º 047 de 06/03/87 e a autorização de funcionamento com a resolução n.º 2548/87, sendo inaugurada oficialmente em 05 de novembro de 1987. Sua denominação deu-se por meio da lei n.º 3991, decretada pela Câmara Municipal de Londrina e sancionada pelo então professor Wilson Rodrigues Moreira, em 15 de setembro de 1987.

A escola recebeu esta denominação em homenagem ao pioneiro Miguel Bespalhok, empresário do setor de instalações elétricas que se destacou no município e região.

Desde a construção da escola, várias ampliações foram feitas: a primeira em 1990 por iniciativa da APM em parceria com a PML, quando foi construída uma sala de aula.

Em 1993, novamente em parceria da APM com a prefeitura, foram construídas mais duas salas, foi feito o calçamento do pátio e uma mini quadra de esportes para as aulas de Educação Física.

Em 1995, a escola ganhou uma sala de aula para o pré-escolar através de recursos do MEC.

Em 1997, com recursos da APM em parceria com PML, foram construídos uma sala para contraturno e sanitários para os alunos, totalizando 580 m² de área construída.

Em 2003, com recursos da PML, a escola passou por uma nova ampliação onde foram construídas mais 03 salas de aula, 01 refeitório e nova ala administrativa composta de sala de direção, sala de supervisão, sala de professores, secretaria e 2 banheiros. A cozinha foi ampliada, ganhando área de serviço e nova despensa. O banheiro dos alunos foi ampliado e o piso da escola substituído da madeira para o piso frio. A escola recebeu nova pintura, a construção de uma quadra poliesportiva sem cobertura e estacionamento para professores e funcionários. Nessa ocasião o endereço da escola sofreu alteração devido à nova fachada. O portão de entrada principal situado à rua Apucarana, 22 foi transferido para a rua Bartira, 55, porém, essa alteração foi oficialmente registrada em ata e cartório no dia 06 (seis) de março do ano de 2006. A partir dessa data, o novo endereço passou a ser: Rua Bartira, 55 – Conjunto Antares – Cep: 86036-370 - cidade de Londrina – Paraná.

No ano de 2006, foram construídas mais 02 salas de aula, a cobertura da quadra de esportes e reforma do estacionamento para professores e funcionários.

NOSSO PATRONO