Banner
   
Tamanho Texto

Busca

E. M. Prof.ª Maria Tereza Meleiro Amâncio - Histórico

Share
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, foi inaugurada no dia 04 de agosto de 2005, criada por meio do decreto n.º 3/05 e denominada pela Lei 9158/03.

Está edificada na área delimitada pelas ruas Midori Koga e Reinaldo José da Silva, situada no Jardim Santa Rita VI, neste município.

A escola iniciou suas atividades com oito turmas, sendo duas de 1ª série, duas de 2ª série, duas de 3ª e duas de 4ª série, que já funcionavam em outras escolas da região aguardando o término das obras.

 
NOSSA PATRONESSE

Biografia de MARIA TEREZA MELEIRO AMÂNCIO
 

O nome da escola é uma homenagem à professora da rede Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio. Ela nasceu no dia 30 de março de 1948 na cidade de Sertanópolis, filha de Mariano Meleiro e Antônia Bravin Meleiro.

Foi alfabetizada no “Grupo Escolar Miraselva”, que levava o nome da cidade para onde havia se mudado com a família. Cursou o segundo grau no “Ginásio Estadual Dr. Affonso Camargo”, na mesma cidade, e o concluiu em 1970. Nesta época já lecionava no ensino primário.

Casou-se em 1973 com o Sr. Anísio Amâncio e com ele teve dois filhos, Marcelo Augusto Amâncio e Daniele Cristina Amâncio.

Em 1973, foi morar em Maringá onde continuou seus estudos. Neste mesmo ano, concluiu o Curso Normal no Instituto de Educação de Maringá e recebeu o título de “Professor do Ensino Primário”; concluiu também o curso de técnico de Contabilidade no Colégio Comercial e Estadual de Maringá. Durante esse período, trabalhou em escolas da rede municipal daquela cidade.

Em 1976, mudou-se para Londrina e começou a lecionar na rede municipal, no distrito Heimtal. Pela rede estadual, lecionava no distrito de São Martinho, que se situa a alguns quilômetros de Londrina.

Formou-se como Pedagoga em 1983, pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente.

Em 1990, terminou o curso de Supervisão para o exercício nas escolas de 1º e 2º graus, na Faculdade de Assis.

Lecionou na Escola Municipal Dr. Carlos da Costa Branco até 1990, quando assumiu o cargo de supervisora na Escola Municipal Neman Sahyun. Lecionou também na escola Estadual Professora Margarida de Lisboa. Nessas duas últimas escolas, permaneceu até o dia do seu falecimento.

Faleceu no dia 16 de julho de 1996, vítima de um derrame cerebral. Estava trabalhando na festa junina da escola, quando ocorreu o acidente.

Maria Tereza era uma pessoa muito tranquila, querida e feliz. Estava sempre sorrindo e buscando trazer alegria para as pessoas ao seu redor. Era iluminada por Deus e amava lecionar; cativava profundamente seus alunos e fazia qualquer disciplina tornar-se fácil. Sempre lutou pelos seus sonhos e incentivava seus alunos a fazer o mesmo. Sentia um imenso prazer em ensinar e estar em uma sala de aula era sua realização.

Voltar

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2870 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao