E. M. Prof.ª Maria Tereza Meleiro Amâncio - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, foi inaugurada no dia 04 de agosto de 2005, criada por meio do decreto n.º 3/05 e denominada pela Lei 9158/03.

Está edificada na área delimitada pelas ruas Midori Koga e Reinaldo José da Silva, situada no Jardim Santa Rita VI, neste município.

A escola iniciou suas atividades com oito turmas, sendo duas de 1ª série, duas de 2ª série, duas de 3ª e duas de 4ª série, que já funcionavam em outras escolas da região aguardando o término das obras.

NOSSA PATRONESSE

Biografia de MARIA TEREZA MELEIRO AMÂNCIO

O nome da escola é uma homenagem à professora da rede Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio. Ela nasceu no dia 30 de março de 1948 na cidade de Sertanópolis, filha de Mariano Meleiro e Antônia Bravin Meleiro.

Foi alfabetizada no “Grupo Escolar Miraselva”, que levava o nome da cidade para onde havia se mudado com a família. Cursou o segundo grau no “Ginásio Estadual Dr. Affonso Camargo”, na mesma cidade, e o concluiu em 1970. Nesta época já lecionava no ensino primário.

Casou-se em 1973 com o Sr. Anísio Amâncio e com ele teve dois filhos, Marcelo Augusto Amâncio e Daniele Cristina Amâncio.

Em 1973, foi morar em Maringá onde continuou seus estudos. Neste mesmo ano, concluiu o Curso Normal no Instituto de Educação de Maringá e recebeu o título de “Professor do Ensino Primário”; concluiu também o curso de técnico de Contabilidade no Colégio Comercial e Estadual de Maringá. Durante esse período, trabalhou em escolas da rede municipal daquela cidade.

Em 1976, mudou-se para Londrina e começou a lecionar na rede municipal, no distrito Heimtal. Pela rede estadual, lecionava no distrito de São Martinho, que se situa a alguns quilômetros de Londrina.

Formou-se como Pedagoga em 1983, pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente.

Em 1990, terminou o curso de Supervisão para o exercício nas escolas de 1º e 2º graus, na Faculdade de Assis.

Lecionou na Escola Municipal Dr. Carlos da Costa Branco até 1990, quando assumiu o cargo de supervisora na Escola Municipal Neman Sahyun. Lecionou também na escola Estadual Professora Margarida de Lisboa. Nessas duas últimas escolas, permaneceu até o dia do seu falecimento.

Faleceu no dia 16 de julho de 1996, vítima de um derrame cerebral. Estava trabalhando na festa junina da escola, quando ocorreu o acidente.

Maria Tereza era uma pessoa muito tranquila, querida e feliz. Estava sempre sorrindo e buscando trazer alegria para as pessoas ao seu redor. Era iluminada por Deus e amava lecionar; cativava profundamente seus alunos e fazia qualquer disciplina tornar-se fácil. Sempre lutou pelos seus sonhos e incentivava seus alunos a fazer o mesmo. Sentia um imenso prazer em ensinar e estar em uma sala de aula era sua realização.