E. M. Dr. Claudio de Almeida e Silva - Histórico

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Seu funcionamento teve início em fevereiro de 1984, denominando “Escola Municipal do Conjunto Habitacional Tito Carneiro Leal” – Ensino de 1° grau, localizada à Rua Pedro Martins, n.° 176, no Conjunto Habitacional Tito Carneiro Leal.

Nessa época, a Escola contava com 03 salas de aula, atendendo a 05 turmas em dois turnos, manhã e tarde.

Foi designada a primeira diretora, a professora Marlene Colombo Sanches, permanecendo no cargo até o final do mesmo ano.

Respondia pela Prefeitura Municipal o Dr. Wilson Moreira, tendo como Secretário da Educação o Professor Manoel Barros de Azevedo.

Em 17/08/84, passou a denominar-se Escola Municipal Dr. Cláudio de Almeida e Silva, em homenagem ao advogado e também vereador por várias legislaturas no Município.

A partir de fevereiro de 1985, passou a ser dirigida pela professora Jonelice Cardoso de Souza.

Em 1994, no governo do prefeito Luiz Eduardo Cheida, tendo como Secretário de Educação o professor Luiz Carlos Bruschi, a escola passou por uma nova reforma, sendo construído uma nova cozinha, um refeitório, reforma geral e pintura em todas as salas de aula e área administrativa.

Em 1998, a diretora Jonelice renunciou ao mandato devido a uma nova oferta de trabalho em sua vida profissional,e houve a necessidade de realizar uma nova eleição.  A escola passou a ser administrada por Neusa Maria Rossinholi da Gama.

No ano 2000, a escola recebeu uma verba do FUNDEF, a qual foi aplicada na construção do muro, reforma dos sanitários dos alunos e professores, revestimento do calçamento ao redor das salas, revestimento do piso e pintura da secretaria e diretoria.

Nesse mesmo ano, houve nova eleição e a diretora, já citada, venceu com 98% dos votos, permanecendo, portanto, no cargo.

Em junho de 2004, a escola foi reconstruída com dois pavimentos, no Jardim Atlanta, situada à Rua Agnelo Theodoro de Paula, n.º 477-A, contando com 10 salas de aula, 2 salas de contraturno, 1 sala de Educação Física, 7 banheiros, sendo 1 para portadores de necessidades especiais, biblioteca, sala de professores, supervisão, direção, secretaria, refeitório, cozinha, almoxarifado e quadra coberta.

No ano de 2007, a Escola Municipal “Dr. Cláudio de Almeida e Silva”, por meio de requerimento, recebeu da Receita Federal mercadorias que, com a realização de bazar beneficente, foram convertidas em verbas, que foram aplicadas em materiais pedagógicos (jogos, livros, aparelhos eletrônicos, etc.).

Nesse mesmo ano, houve eleição para direção onde foi eleita a professora Claudia de Fátima Storm.

NOSSO PATRONO

Biografia de CLÁUDIO DE ALMEIDA E SILVA

Nascido em Ponte Nova, Minas Gerais, em 16 de janeiro de 1918, CLÁUDIO DE ALMEIDA E SILVA concluiu seus estudos na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 02 de março de 1946. Veio para Londrina, em 1952, para trabalhar como advogado, profissão que exerceu até a morte.

Foi também vereador por várias legislaturas, presidente da Câmara e também foi prefeito interino do Município de Londrina.

Foi casado com Dona Adélvia de Almeida, com quem teve quatro filhos: Maria do Carmo, Luiz José, Maria Cláudia e Cloves.

Faleceu em 28 de abril de 1985.