CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Sul B
Todas as Páginas

CRAS

Tendo em vista a adequação das ações em conformidade com as diretrizes gerais de regulamentação da política de Assistência Social, especificamente das diretrizes pautadas pela IV Conferência de Assistência Social que aponta para a descentralização dos serviços e ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou-se em outubro de 2002 o processo de descentralização.

A descentralização, objetiva não apenas cumprir os aspectos legais mas evidencia a intencionalidade política, fortalecendo o processo democrático.

É uma nova forma de agir profissional, onde os técnicos se deparam enquanto gerenciadores das ações da política de Assistência social ao nível regional. Desenvolvendo um conjunto de ações integradas e de forma descentralizada viabilizando o atendimento aos segmentos prioritários da LOAS – Lei Orgânica da Assistência, visando a melhoria de qualidade de vida dessa população, sua proteção e inserção nas demais políticas públicas.

Com as ações mais próximas dos beneficiários da Assistência, os técnicos desempenham um papel de articulador na região envolvendo as demais políticas, na proposta de atendimento às necessidades da população empobrecida e excluída dos serviços. Essas ações são desenvolvidas através dos Centros Regionais de Assistência Social – CRAS, os quais estão localizados nas regiões abaixo citadas.

Última Atualização: 29/04/2019