Banner
   
Tamanho Texto

Busca

E. M. Zumbi dos Palmares - Histórico

Share
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal “Zumbi dos Palmares”, está integrada no complexo educacional do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caic ”Dolly Jess Torresin” construído em 1996.

A denominação da Escola Municipal “Zumbi dos Palmares” deu-se pela Lei n.º 6.808, decretada pela Câmara Municipal de Londrina e sancionada pelo então prefeito do Município Dr. Luiz Eduardo Cheida, no dia 14 de Outubro de 1996.

Foi inaugurada oficialmente em 11 de novembro de 1996, com a presença do Ministro da Educação Dr. Paulo Renato e demais autoridades de Londrina, juntamente com a comunidade do Jardim União da Vitória e bairros adjacentes.

Iniciou suas atividades em 01 de Fevereiro de 1997, com alunos de 1ª a 4ª séries. O primeiro diretor da escola foi o professor Amauri Cardoso de Oliveira, designado pela Secretaria de Educação.

As supervisoras que atendiam a parte pedagógica eram: professora Sonia Maria Millet dos Santos e Patrícia Luz Pereira de Mello e a secretária Einidina Alves Corrente.

Faziam parte do quadro 14 professores: Nilda Maria de Deus; Idalina Alzira Marques; Sonia Morghetti; Eugênia Rodrigues Miranda da Silva; Andréa Montovani Bonora; Nilda Bandeira; Gislene Inácio Correa; Susana Frasson Ribeiro dos Santos; Alice Aparecida e Silva; Maria Aparecida da Silva; Tatiana Bastos O. Bender; Luciana Loureiro de Lima; Nair Aparecida Rossin; Vera Lucia Jacintho.

O nome Zumbi dos Palmares foi escolhido pela comunidade, porque acredita que o espírito de luta contra preconceitos raciais, sociais, culturais e por melhores condições de trabalho e vida é direito de todo cidadão; são idéias comuns entre Zumbi e a comunidade da Região Sul.

     
NOSSO PATRONO

Biografia de ZUMBI DOS PALMARES

zumbi_dos_palmares 


Zumbi: Líder do Quilombo dos Palmares

No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Esses locais eram conhecidos como quilombos. Nessas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas dessas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Esse fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.

Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.

A situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho.

A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.

Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África.

Zumbi é hoje, para a população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra.

Conhecer a história de zumbi e a história afro-brasileira, a luta de um povo pela liberdade, pelo respeito e dignidade, nos faz compreender a razão pela qual a comunidade da região sul, escolheu o nome de Zumbi dos Palmares para identificar a escola Municipal de Ensino Regular de pré a 4ª série que integra o Complexo Educacional do Caic Dolly Jess Torresin.

Voltar

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2420 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao